quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A história dos videogames - parte 5

Nesse post vamos falar sobre a sexta geração dos consoles, a dos 128 bits.

Dreamcast:
Em 1998, no Japão e em 1999, nos EUA surge o Dreamcast, da Sega. O console foi um sucesso nos primeiros meses nos EUA, vendendo mais de 1 milhão de consoles em pouco menos de três meses, devido algumas novidades interessantes, como um modem de 56k para jogatinas online (o primeiro da história) e um joystick que contava com gatilhos analógicos e possibilitava o encaixe dos VMUs, um tipo de cartão de memória. Foi o último console da Sega (deixou de ser fabricado em 2001), que hoje se dedica exclusivamente ao desenvolvimento de games.


Sega Dreamcast


Playstation 2:
O Dreamcast fez sucesso até a Sony anunciar o Playstation 2, em 2000. O console da Sony foi um enorme sucesso (e faz até hoje), principalmente devido a compatibilidade de jogos do primeiro Playstation, o fato de rodar DVDs (o que favoreceu a pirataria) e grande apoio dos desenvolvedores.


Playstation 2

Nintendo GameCube:
Em 2001, a Nintendo anuncia o lançamento do GameCube para suceder o Nintendo 64. Com medo da pirataria que assolava o Playstation 2, a Nintendo equipou o console com mini-DVDs, que tinham capacidade de 1,5 gb, fato este que afastou os desenvolvedores. Dessa forma, o console contava basicamento com jogos da própria Nintendo, e não foi páreo para concorrer com o Playstation 2 e com o Xbox, que estava entrando no mercado.

GameCube

Xbox:
Em 2001, a gigante dos softwares Microsoft anuncia sua entrada no mercado de consoles com o lançamento do Xbox. O trunfo do console era o fato de contar com DVDs e possuir um disco rígido para salvar jogos e músicas. Ficou em segundo lugar no mercado, bem atrás do Playstation 2.

Xbox

No próximo e último post falaremos da atual geração de videogames, que conta com o Wii, Xbox 360 e Playstation 3 como representantes dessa geração.

Fonte:
http://outerspace.terra.com.br/retrospace/materias/consoles/historiadosconsoles40.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_dos_jogos_eletr%C3%B4nicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário