sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A história dos videogames - parte final

Nesse último post da série falaremos sobre a atual geração de consoles de videogames.

Xbox 360:
A sétima geração foi iniciada em 2005 com o lançamento do segundo console da Microsoft, o Xbox 360. Apesar do sucesso, devido principalmente à excelente Xbox Live e jogos exclusivos muito bons, como Halo, Forza e Fable, o console ficou marcado pelas temíveis 3RL (three red lights, ou três luzes da morte, como ficaram conhecidas no Brasil), que acontecia devido um superaquecimento, que queimava seus componentes internos e inutilizavam o console, causando um grande prejuízo a Microsoft, já que a companhia resolveu extender a garantia do produto para três anos, para tentar resgatar a confiança do consumidor. 


3 luzes vermelhas da morte

O problema foi finalmente corrigido em 2008, com a utilização das placas Jasper. Em 2010 foi lançado o Kinect, um aparelho que contém câmera, microfone e um sensor, que permite jogar sem utilização de controles, somente com movimentos do corpo. Em 2010 fez com que o Brasil entrasse novamente no mapa mundial dos consoles, com a chegada da Live no Brasil e o anúncio da fabricação dos aparelhos em solo tupiniquim. O console foi campeão de vendas no ano de 2011.

Kinect
Xbox 360
 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Roomba, o robô aspirador

Quem se lembra dos Jetsons? Eles tinham uma empregada que na verdade era um robô, não era? Então, estou para crer que não vai demorar para chegarmos nesse ponto.

Os Jetsons e a empregada robô Rosie

Em análise feita pelo Tecmundo (leia, clicando no link), podemos conhecer o Roomba, um robô faxineiro. Ta certo que não chega a ser uma novidade (de acordo com a Wikipédia, ele começou a ser vendido em 2002), mas seus últimos recursos, como agendamento de horário para limpeza e limpeza dos cantos, por exemplo, são muito interessantes.
Roomba

A história dos videogames - parte 5

Nesse post vamos falar sobre a sexta geração dos consoles, a dos 128 bits.

Dreamcast:
Em 1998, no Japão e em 1999, nos EUA surge o Dreamcast, da Sega. O console foi um sucesso nos primeiros meses nos EUA, vendendo mais de 1 milhão de consoles em pouco menos de três meses, devido algumas novidades interessantes, como um modem de 56k para jogatinas online (o primeiro da história) e um joystick que contava com gatilhos analógicos e possibilitava o encaixe dos VMUs, um tipo de cartão de memória. Foi o último console da Sega (deixou de ser fabricado em 2001), que hoje se dedica exclusivamente ao desenvolvimento de games.


Sega Dreamcast


Playstation 2:
O Dreamcast fez sucesso até a Sony anunciar o Playstation 2, em 2000. O console da Sony foi um enorme sucesso (e faz até hoje), principalmente devido a compatibilidade de jogos do primeiro Playstation, o fato de rodar DVDs (o que favoreceu a pirataria) e grande apoio dos desenvolvedores.


Playstation 2

Corinthians ganha a segunda partida no Paulistão

Acabou agora o jogo entre Corinthians e Guaratinguetá, com vitória tranquila do Timão por 2 x 0. O jogo foi disputado em Guaratinguetá. O Timão dominou o primeiro tempo, quando marcou os 2 gols, e apenas administrou a partida a partir daí. Foi a segunda vitória em 2 jogos no Campeonato Paulista até agora.

O próximo confronto é contra o Linense, no Pacaembu, domingo a tarde. Com certeza mais 3 pontos na conta. Vai Corinthians!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Timãozinho é campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior

E o Timãozinho levou a copinha, eu já sabia! Apesar de contar com um centroavante (Douglas) caneludo (mas que fez gols, a maioria de bico ou de cabeça) e um meia fracotinho (Matheuszinho), mas habilidoso, o time fez uma campanha irretocável no campeonato, com 8 vitórias em 8 jogos, 30 gols marcados e apenas 2 sofridos.



Foi mais um título com a cara do Timão, na raça! Virada aos 43 minutos do segundo tempo, com 2 gols de cabeça da zagueirão e capitão do time Antonio Carlos. Apoiados pelos 37.000 torcedores que compareceram ao Pacaembu para prestigiar a final, os garotos do Timão não decepcionaram e não se deixaram abater, mesmo quando o Fluminense abriu o placar logo no início do segundo tempo.

Valeu garotada, vai Corinthians!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A história dos videogames - parte 4

Nesse post falaremos sobre a quinta geração dos consoles.

Os primeiros consoles de 32/64 bits:
O primeiro console lançado de 64 bits foi o Atari Jaguar, que fracassou devido à falta de marketing e bons títulos, e decretou o fim da divisão de hardware da Atari. Outro fracasso do início dessa geração foi o 3DO, criado pela Panasonic, através de um padrão de hardware criado pela 3DO Company, empresa formada por um conglomerado de empresas, liderada pela Eletronic Arts, com o objetivo de criar um padrão único de hardware. O console fracassou devido o seu alto preço.



Atari Jaguar
3DO











Sega Saturn:
Com o já desgastado Mega Drive e seu Sega CD perdendo mercado, a Sega decidiu investir em um novo console que fosse capaz de rodar jogos tanto em 2D quando em 3D. Então, em meados de 1994 nasceu o Saturn no Japão, e em 1995 nos EUA, que é visto como uma evolução natural do Sega CD. O console teve boa vendagem inicial, devido ao prestígio da Sega e bons jogos. Depois, com o lançamento do Playstation, perdeu espaço, principalmente pela dificuldade de se fazer jogos para o console, devido a sua complicada arquitetura.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Reduzir impostos para crescer

Li no site da Folha que a presidente Dilma Roussef solicitou que os bancos públicos estudem medidas para estimular o crédito, mediante empréstimos e financiamentos, com o intuito de recuperar o crescimento do PIB.

Quando li a notícia, me peguei refletindo nessa questão, e mesmo com minha ignorância na área política/econômica, cheguei à seguinte conclusão: não seria melhor simplesmente tomar medidas para reduzir a carga tributária da população e das empresas do que simplesmente endividá-las ainda mais? Por exemplo, se a alíquota do IRPF fosse corrigida ou fosse menor (20 e poucos por cento é muita coisa pra quem já tem que pagar pela água, energia, escola de qualidade para os filhos, plano de saúde, já que não dá pra depender do SUS, etc), eu teria mais dinheiro para consumir. Se a quantidade de impostos que as empresas pagam fossem reduzidas, elas poderiam contratar mais, produzir mais, os preços cairiam, mais pessoas teriam acessos aos produtos, as vendas aumentariam, e as empresas precisariam contratar mais para dar conta da demanda. E com o aumento das vendas, com certeza o valor total da arrecadação com impostos será, no mínimo, o mesmo. E até a sonegação seria reduzida, e a qualidade de vida de vida da população, melhorada.

Sei que pode parecer um pensamento simplista, mas é que eu acho que seja realmente simples. Mas, ao que parece, há outros interesses maiores do que o bem comum. Para uma minoria (como os bancos, por exemplo) é mais interessante que a população fique endividada, precisando de empréstimos com juros abusivos, para aumento de seus lucros.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Corinthians estréia com vitória no Paulista

Eu e outras 17.500 pessoas estivemos no Pacaembu ontem para acompanhar a estréia do Timão no Campeonato Paulista contra o Mirassol.

Eu, após o fim do jogo

O primeiro tempo foi horrível, com o time do Mirassol dominando o jogo, e o Corinthians teve uma única chance de gol, e saiu de campo perdendo por 1 x 0.


Começo do segundo tempo