quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A história dos videogames - parte 2

Continuando a história do videogame, veremos nesse post os concorrentes que tinham condições de duelar com o Atari 2600 e o surgimento de uma potência.

Concorrentes do Atari 2600:
No começo dos anos 80 o mercado de consoles estava numa crescente e alguns consoles foram lançados para tentar desbancar o domínio do Atari 2600, como o Intellivision e o Arcádia 2001. Com o lançamento do ColecoVision, a Atari foi superada e se viu forçada a evoluir, lançando o Atari 5200 em 1982. Porém, todos sucumbiram ao crash da indústria de games em 1984.

Intellivision


Arcadia 2001
Colecovision



Nintendo:
Em 1983 surgia a Nintendo no Japão com o seu Famicon, inaugurando a chamada 3ª geração de consoles. O sucesso foi grande, e o aparelho foi redesenhado e renomeado para NES para começar a ser distribuído nos Estados Unidos em 1985. Nascia uma gigante, vários jogos de qualidade foram lançados por diversas softhouses, principalmente a Konami.
NES
Master System


Em 1986 surge o Master System, da Sega, em território americano, para concorrer com o NES, mas já era tarde, pois o NES já estava consolidado e possuía excelentes jogos, como Donkey Kong e Super Mario Bros, além de já ter conquistado 90% do mercado. A Atari lançou o Atari 7800 e o Atari XE um pouco depois, que não decolaram.


Atari 7800
Atari XE

Somente com a chegada do PC Engine, a liderança do NES foi ameaçada, mas somente no Japão, já que nos Estados Unidos o console (que recebeu o nome de Turbografx 16) não vingou. A única forma de bater a Nintendo nos EUA era entrar na próxima geração de consoles...


PC Engine


Na parte 3 da História do videogame contada aqui no blog será falado sobre o que foi feito pelos concorrentes para tentar desbancar a Nintendo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_dos_jogos_eletr%C3%B4nicos
http://outerspace.terra.com.br/retrospace/materias/consoles/historiadosconsoles1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário