quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ataques terroristas as sites de bancos são na verdade brincadeira de crianças

As intituições bancárias brasileiras estão sendo alvo de ataques a suas páginas de internet durante essa semana. Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e HSBC foram vítimas do grupo intitulado Anonymous Brasil. Tudo indica que outras instituições como Caixa e Santander poderão enfrentar o mesmo problema. Mas qual o objetivo por trás desses ataques?

De acordo com entrevista concedida ao Tecmundo (isso mesmo, até entrevista os caras dão), o objetivo é simplesmente tornar o grupo famoso e dessa forma fazer com que a “mensagem seja passada”. Que mensagem é essa? Sei lá, acho que nem mesmo eles sabem... O curioso é ler os comentários da entrevista e ver que o grupo é aclamado como heróis e se alguém se atreve a se dizer contra essas ações, é massacrado pelos demais. Seja para protestar contra o fechamento do Megaupload, ou então contra a reintegração de posse do Pinheirinho, em São José dos Campos, esse ato de vandalismo é crime e deve ser tratado como tal.

O fato é que os únicos prejudicados pelas ações desses bandidos terroristas são os cidadãos que precisam dos serviços disponibilizados na internet pelas instituições, já que para os bancos a ida dos clientes às agências, por vezes, acaba sendo mais vantajosa. E como os ataques visam derrubar a página principal da instituição, não oferece risco de roubo de dados dos clientes, já que esses ficam em servidores diferentes.

Verdade seja dita: para os bancos, essas ações não passam de uma traquinagem de crianças. Aplicam uma correçãozinha aqui, melhoram um sistema de segurança ali, e meia hora depois o site está de volta. E aí o Anonymous comemora que o site caiu. Mas e aí, ganhou o que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário